Gustavo Lins assina a primeira coleção da marca brasileira, OJExxi.
Finalmente chega ao Brasil peças assinadas pelo renomado estilista brasileiro da Alta Costura de Paris.
Conhecido
por ser o único estilista brasileiro na Semana de Alta Costura de Moda de Paris
e membro permanente da Câmara Sindical da Alta Costura Parisiense, o mais
importante grupo de moda da França, Gustavo Lins foi o mentor do curso de
modelagem intuitiva realizado pelo SENAI MODATEC, em Belo Horizonte, Minas
Gerais. O curso, criado em 2011, reuniu 19 pessoas das quais 13 serão
responsáveis por multiplicar as técnicas aprendidas e as outras seis foram
direcionadas para o grupo de produto que, sob tutela de Gustavo, criaram a
primeira coleção da marca OJExxi.
Toda a
criação é do estilista mineiro que vive há mais de 20 anos em Paris e sempre
quis se envolver com o desenvolvimento do processo industrial do Brasil na área
de moda. Tal desejo veio ao encontro da necessidade de qualificação e fomento
da indústria nacional, por isso a mão de obra e matéria-prima são 100%
brasileiras. Além disso, a OJExxi tem
como objetivo promover o desenvolvimento da indústria através da
qualificação da mão de obra e do desenvolvimento de matéria prima. É importante ressaltar que a marca é uma cooperativa da indústria
mineira e que os cooperados são as confecções responsáveis pela produção das
peças da coleção.
A
primeira coleção traz uma alfaiataria leve em crepe, couro, lã, algodão, tricô
e jersey. A alta qualidade é um dos carros chefes da marca, que soma todo o knowhow de Gustavo e conhecimento de “moulage” à produção em alta escala, o que
despertou o interesse da indústria têxtil nacional.
Para
desenvolvimento da estamparia, os alunos de Gustavo criaram 40 painéis com
sobras de tecidos da escola, que foram fotografados e estudados até chegar aos
desenhos caleidoscópicos inspirados em tapumes.
A
coleção conta com 105 peças em 27 formas diferentes que transitam entre
casacos, saias, calças e blusas. As cores vão desde tons mais claros, como o
rosa, passando pelo ferrugem, laranja, tons de azul, verde esmeralda, vermelho,
até chegar ao negro.
A
trilha sonora do desfile trouxe referências do universo europeu e latino com
inserções de orquestra, tango, maxixe e funk carioca.
As
peças são exclusivamente femininas e serão vendidas em multimarcas a partir de
março de 2013.