O Black Friday está chegando e algumas dicas podem ajudar na hora de fazer as compras online. Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo as ofertas, ainda mais se já estiver antecipando as compras de natal. No Brasil, o evento está marcado para a madrugada da próxima sexta-feira (27), promovido pelo portal Busca Descontos, que apresenta ofertas de diversos sites nacionais.
Para quem não conhece, a Black Friday é uma grande promoção que ocorre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos. No dia do evento no Brasil, prepare o computador e deixe tudo organizado para conseguir as melhores ofertas, já que o acesso promete ser ainda maior. Segundo a análise de tendências e buscas realizada pela Conversion, consultoria especializada em Internet, o interesse dos consumidores aumentou mais de 200% para a versão da Black Friday deste ano, em comparação com o anterior.
Pesquise sobre a reputação da loja ou site
que você escolheu. O google e o Reclame Aqui são aliados na hora de pesquisar sobre um site! O Procon traz uma lista atualizada mensalmente de sites
não recomendados. Confira a lista aqui.
Consulte os sites que comparam preços,
produtos e serviços. Eu conheço o Buscapé, mas ultimamente estão com muitos sites que não conheço, mas eles são excelentes fontes de informação, como preços!
Tenha antivírus, antispyware, firewall e tudo
o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha
acesso a suas informações. E lembre-se: antes de clicar em finalizar a compra, pesquise sobre o site.
Use sites que tragam serviços de pagamento de
renome. Gosto de quem trabalha com o PagSeguro e Mercado Pago. Nunca tive problemas com esses sites.
Faça contato telefônico com a loja e
verifique se ela tem endereço e telefone fixo. Observe informações como razão
social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal. Se a situação
estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.
Leia as condições de prazos de entrega e a
política de trocas e devoluções antes de fechar a compra. Se tiver dúvidas,
entre em contato com a loja para saná-las. Mas é bom lembrar que qualquer compra feita pela internet ou telefone, tem o prazo de 7 dias para desistir dela. Os sites confiáveis irão cumprir essa lei.
Verifique se a loja possui conexão de
segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como
nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas
páginas são iniciadas por https:// e o cadeado está ativado (ícone
visualizado em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe
se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação
do computador.
Guarde todos os passos da compra, inclusive o
e-mail de confirmação. Se você tiver tudo isso, será bem mais fácil de resolver problemas, como cancelamento da compra/desistência no prazo de 7 dias (que é direito de quem compra pela internet/telefone)
Procure o selo Black Friday Legal. Ele indica
as lojas que aderiram ao Código de Ética da entidade e comprometeram com as
boas práticas do comércio eletrônico. Além disso, faz com que o Black Friday no Brasil se torne ainda mais confiável e reconhecido.
Verifique se o produto desejado faz parte da
promoção. As lojas virtuais costumam selecionar alguns itens para a promoção
Black Friday. Se a indicação não estiver visível ao selecionar o produto,
telefone para a loja e tire a sua dúvida.
Para quem não conhece, a Black Friday é uma grande promoção que ocorre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos. No dia do evento no Brasil, prepare o computador e deixe tudo organizado para conseguir as melhores ofertas, já que o acesso promete ser ainda maior. Segundo a análise de tendências e buscas realizada pela Conversion, consultoria especializada em Internet, o interesse dos consumidores aumentou mais de 200% para a versão da Black Friday deste ano, em comparação com o anterior.
Além disso, para denunciar
irregularidades, o site Reclame Aqui oferece uma plataforma
especialmente para a Black Friday, para que os consumidores relatem os
problemas durante o evento. Basta acessar a página do Reclame Aqui e contar o que ocorreu. Lá também tem algumas dicas de como fugir das enganações.
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