Considerada o terceiro polo de lingerie do Brasil, a cidade de Juruaia(MG) é responsável por 15% da produção nacional. É dona da maior renda per capita do Sul de Minas. O evento acontece anualmente e é o maior evento do setor no estado.
Promovida pela ACIJU- Associação Comercial e Industrial de Juruaia, a Felinju – Moda e Lingerie de Juruaia, reúne lançamentos várias categorias: lingerie, pijamas, fitness, praia e underwear do Brasil. O evento, que conta com área de negócios para lojistas, alia atividades paralelas que incluem desfiles, exposições e rodadas de negócios, nos dias 28 de abril a 1º de maio de 2018.
Na sua 21ª edição, a Felinju, Moda e Lingerie de Juruaia (MG)apresentará os lançamentos outono/inverno 2018 de seus expositores, distribuídos em estandesnuma área de 7 mil metros quadrados, no Centro de Eventos Expoju. Dos 78 estandes disponíveis, 72 já estão ocupados por confecções e fornecedores das cidades de Andradas, Guaxupé, Monte Belo, São José da Barra e São Paulo, que conhecem o potencial de negócios da feira. A Associação Comercial e Industrial de Juruaia(Aciju) espera mais de 25 mil clientes e compradores nos quatro dias de evento, além de um aumento de 15% a 20% nas vendas, em relação à última edição.
Números de 2017
Cerca de R$ 15 milhões em negócios foram movimentados nos três dias da Felinju – Moda e Lingerie de Juruaia (MG), do ano passado, segundo cálculos da ACIJU. Na avaliação do presidente, José Antonio da Silva, o desempenho das vendas superou as expectativas. "Tivemos um aumento de 18% em relação a 2016, e a nossa expectativa era de que as vendas aumentassem em torno de 15%.O número de postos de trabalho também cresceu, em torno de 30%. Mesmo num cenário de crise o resultado do ano passado foi gratificante e mostrou que estamos no caminho certo”, avalia José Antônio. “Por este motivo, focamos no Projeto Comprador para agilizar as demandas”, finaliza.
Novidade
O Projeto Comprador é a principal novidade na feira este ano. A proposta, que recebe apoio do Sebrae e Federaminas, é custear as despesas de viagem e hospedagem de clientes selecionados pelo setor de inteligência de mercado, com a contrapartida de que eles visitem os estandes da Felinju.
As inscrições para o Projeto Comprador são feitas no site, que recebeu cadastros até 10 de abril. Será, também, a 1ª edição da Rodada de Negócios, outro projeto que recebe apoio do Sebrae para a realização.
Com cerca de 10 mil habitantes, Juruaia possui em torno de 300 confecções de lingerie, que juntas vendem 2 milhões de peças por mês, especialmente para atacadistas. O crescimento médio anual é de 20%, e o faturamento mensal supera a margem de R$ 20 milhões, de acordo com a ACIJU. É conhecida como a capital da lingerie, sendo responsável por 15% da produção nacional.
O mercado de trabalho também atrai moradores cidades vizinhas, como Muzambinho, Guaxupé e São Pedro da União, que trabalham em confecções.
Ainda conforme a associação, são gerados mais de 5 mil empregos no setor, que absorvem 45% da população e conta também com a mão de obra das cidades vizinhas. Além disso, 95% das confecções são comandadas por mulheres.
Vendas internacionais
O mercado internacional, aliás, é uma das oportunidades que o setor oferece. As vendas internacionais chegam a 15%, em algumas empresas que expõem no evento. Algumas fábricas, inclusive, já enviam peças para o exterior há quase 10 anos. Estados Unidos, Japão, Portugal e Arábia Saudita são alguns países que já receberam as peças mineiras.
Criada em 1998, a Felinju apresenta tendências e inovações no mercado de lingerie. Siga as novidades de edição de 2018 através das redes sociais.
Site da Felinju: http://www.felinjujuruaia.com.br/
Pagina no Facebook: https://www.facebook.com/felinju
Perfil no Instagram: https://www.instagram.com/felinju/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/ACIJU/videos
FELINJU 2018
::: 28 de abril a 1º de maio – De sábado a terça-feira
:: Horário: das 19h às 18h
:: Local: Centro de Eventos Expoju – Juruaia/MG